top of page
  • Foto do escritorEllen Pretel

Inspiração e liderança: uma entrevista com Vera Tavares, cofundadora da Verity

A participação feminina na área de tecnologia aumentou 60% no Brasil, entre 2015 e 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MET). No entanto, apesar do cenário crescente para as mulheres, os homens ocupam 83,3% do espaço no mercado, enquanto as mulheres, apenas 12,3%.


No entanto, estudos da MCKinsey mostram que empresas que contam com mulheres na liderança têm 21% a mais de chances de terem um desempenho acima da média. A história de sucesso da Verity reflete bem essa estatística da renomada consultoria e por esse e outros motivos convidamos Vera Tavares, cofundadora e CTO da Verity, para uma entrevista.


Quando Alexandro Barsi percebeu a oportunidade de mercado para fundar a Verity (você confere a entrevista na íntegra aqui) logo notou que era essencial ter outra pessoa ao seu lado com bastante conhecimento técnico ao ponto de conseguir dimensionar exatamente os projetos e a capacidade de entregá-los, complementando suas habilidades de relacionamento comercial.


E aí temos início à “dobradinha imbatível” como o próprio CEO menciona em sua entrevista ao blog da Verity, mas vale antes conhecermos um pouco mais a nossa entrevistada.


A trajetória profissional de Vera Tavares é longa e contempla não só experiências em empresas, como também muito afinidade com a área acadêmica.


“Iniciei minha trajetória profissional no campo da pesquisa durante meu Mestrado em Engenharia e Automação Industrial. Após a conclusão, ingressei em uma consultoria como Analista de Sistemas, onde dediquei sete anos ao atendimento de grandes clientes e à participação em projetos de relevância.”

A CTO nos conta ainda que optou pela área de tecnologia ao perceber seu potencial como catalisadora para estimular sua criatividade. A constante evolução e aprendizado contínuo a inspiram até hoje, assim como a oportunidade de contribuir para avanços e melhorias constantes.


Uma jornada e tanto


Antes de optar pelo mercado corporativo, Vera tinha aspirações acadêmicas, focando em ensino e pesquisa. “Essa mudança implicou em deixar uma cidade pequena, com poucas oportunidades, para me inserir no dinâmico cenário empresarial de São Paulo, sem ter experiência prévia na área” nos conta a entrevistada.


Em seu início de carreira ao lidar com projetos de grandes clientes, dedicava noites ao estudo e ao trabalho árduo. Enquanto enfrentava esse desafio, a CTO da Verity nos conta que também tinha que demonstrar seu valor como analista de sistemas para uma equipe de desenvolvedores que, inicialmente, não reconheciam seu potencial.

Quando pensamos nessa jornada não podemos desconsiderar o fato de que a área de TI é um espaço ocupado majoritariamente por homens, mas essa evidência só motiva ainda mais a cofundadora da empresa.


“Nunca passei por situações explícitas de preconceito na área de tecnologia por ser mulher. Já enfrentei desafios sutis, porém, ao invés de abalar minha confiança, essas situações me motivam ainda mais a provar minha capacidade”.

Ela, no entanto, reconhece que sim há desafios relacionados à falta de representatividade e dificuldade para construir networking.



Compromisso com a entrega – a joia da coroa


Ao observamos a dinâmica do setor de Tecnologia, sabemos que estamos falando de um mercado que vive em constantes avanços e alta competitividade. Por isso, a CTO destaca um dos diferenciais da Verity: o compromisso com a entrega.


“Na Verity, o compromisso com a entrega é essencial para o nosso sucesso contínuo. No dia a dia, essa ênfase se reflete em práticas concretas que promovem colaboração, comunicação eficaz e foco na qualidade e nos prazos. Isso inclui estabelecer metas claras, monitorar de perto o progresso dos projetos e oferecer apoio à equipe para superar obstáculos”.

Além disso, a cofundadora compartilha sobre a cultura de responsabilidade, na qual a Verity garante que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos do negócio (da Verity e de seus clientes) e comprometidos com o cumprimento das entregas.



Participação ativa em projetos de modernização tecnológica e transformação digital


Ao longo dos últimos 14 anos de história da empresa Vera assumiu a responsabilidade pela unidade de negócios Tech da Verity, liderando estratégias de desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras – conheça mais sobre nossas soluções aqui[EP1] . Em sua jornada, Vera trabalha para garantir a integridade dos sistemas até orientar a equipe de engenharia no desenvolvimento de novas tecnologias, além de conduzir iniciativas de desenvolvimento profissional.


“Adicionalmente, como parte da equipe de operações e pré-vendas, também contribuo para a definição de requisitos técnicos em projetos, colaborando diretamente com os clientes para assegurar que nossas soluções atendam aos mais exigentes padrões de qualidade e eficiência”, revela a CTO

Olhar para o futuro


Há 14 anos na vanguarda da transformação digital, a Verity tem entregado resultados incríveis a grandes clientes como Banco Carrefour, Agibank, SulAmérica, Azul Seguros, Porto Seguro, Hospital Sírio Libanês, Águia Branca, entre outros.


Além disso, são inúmeros os reconhecimentos ao longo dessa trajetória – como por exemplo já ter conquistado prêmios em todas as categorias da Premiação Agilidade Brasil, do Agile Trends 2024 , por três anos consecutivos.


Um fator essencial para esse sucesso reside na relação entre os dois sócios “Minha relação com Alexandro é baseada em confiança, colaboração e respeito mútuo. Trabalhamos lado a lado, compartilhando visões e estratégias para o sucesso da empresa (...) essa parceria sólida é fundamental para o crescimento”, diz a cofundadora.Com um posicionamento de boutique para modernização e aceleração digital, a empresa se apresenta cada vez mais como uma solução personalizada e com grande expertise diante dos inúmeros desafios da jornada digital. Nossa entrevistada compartilha com a gente sua visão de futuro:


“Vislumbro crescimento, liderança em inovação tecnológica e consolidação como líder de mercado”.

Não temos dúvida de que, sob a liderança de Vera Tavares, a Verity está cada dia mais perto desse futuro.


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page