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  • Foto do escritorAlexandro Barsi

Transformação x Intensificação Digital: qual a diferença?

Atualizado: 11 de fev. de 2021



Nos tempos atuais muitos se dizem transformados digitalmente. Ainda que saibamos que não é bem assim, precisamos dizer: deveria ser. Ser uma empresa digital hoje em dia não é mais um diferencial, é obrigatório. Então o termo Transformação Digital já nem devia mais ser tão relevante. No entanto, o processo de digitalização é contínuo, afinal as tecnologias mudam, o consumidor muda e o mundo em que estamos segue em constante movimento. Por isso, para nós, da Verity, é importante que as empresas percebam que depois de se “transformar”, o próximo passo é se intensificar digitalmente.


Entendemos o conceito da transformação digital como a jornada da era analógica para a digital. Mas isso já está acontecendo há algum tempo e hoje vemos que as empresas que já concluíram essa transformação têm na tecnologia sua locomotiva propulsora para intensificar suas novas práticas – e é isso que chamamos de intensificação digital.


Mas o que é isso na prática? Para simplificar, podemos tomar como exemplo nossa maneira de consumir música: saímos do LP (modelo analógico) para o Spotify (modelo digital). Mas, entre esses dois extremos, tivemos o CD – que já era digital, uma nova tecnologia, mesmo que hoje esteja ultrapassada. Foi nesse ponto que houve a transformação digital. Depois, o que veio foi a intensificação. Ou seja, saímos de um modelo analógico para o digital na transformação do LP para o CD, e nos aprofundamos e evoluímos na tecnologia na intensificação digital do CD para o Spotify. Esse costuma ser um caminho sem volta: aquilo se transforma e depois só segue em frente, intensificando-se.

A intensificação como ação constante

Empresas que estão avançadas na transformação digital, com sua cultura e processos centrados em tecnologias, e colaboradores capacitados estão colhendo os primeiros frutos que essa mudança trouxe. Agora elas estão diante do próximo passo: a intensificação. Já escrevi aqui no blog sobre isso e alertei: “se quiser se manter bem posicionado no mercado, esse processo de digitalização do negócio precisa ser contínuo. E é pra ontem. Depois do ‘transformar’, pense que esse é um processo que terá de se intensificar rapidamente e continuar ad infinitum”.


Essa transformação nunca deve acabar. Por isso, apostamos em usar o termo "intensificação digital" constantemente, como forma de ressaltar que devemos não só tomar iniciativas digitais, mas, principalmente, ter muita efetividade em todas elas e seguir em constante evolução. Se na transformação falávamos sobre engajamento do consumidor, empoderamento dos colaboradores, otimização das operações e transformação do produto, na intensificação avançamos para governança, consolidação da cultura, amadurecimento do produto e crescimento contínuo. Para isso, é necessário um planejamento estratégico consistente, em que a tecnologia seja um meio de simplificar processos e melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar toda a cadeia produtiva.

Cases de sucesso

Empresas completamente digitais já são grandes cases de sucesso e têm seus clientes conscientes da facilidade nos serviços e processos que são pensados para resolver e simplificar suas vidas. Isso os torna cada vez mais fiéis e deixam a empresa com uma base sólida que não para de crescer. O que faz a diferença nessas empresas é, de fato, o trabalho sempre focado na intensificação digital e na eficácia dos serviços - além de colocarem o cliente, efetivamente, no centro do negócio. Essa postura se reflete nos números: quanto mais inovadoras e diferentes são as soluções dadas por uma empresa a seus clientes, mais rapidamente as coisas acontecem e a base de clientes aumenta. Um exemplo disso são as fintechs. O Nubank demorou 40 meses para chegar a 1 milhão de clientes. O C6 Bank tardou apenas 6. O PagSeguro levou 12 anos desde sua fundação para ser uma empresa unicórnio, enquanto a Loft demorou 16 meses.

Transformação é a base – intensificação é o futuro!

Para que a intensificação ocorra é necessário que a empresa tenha a base preparada na transformação digital. É preciso verificar se os colaboradores veem a empresa como digital e se reconhecem os aplicativos usados nos processos internos como ágeis e menos burocráticos, como aqueles que usam na vida pessoal. E seus clientes? Também percebem suas estratégias digitais ou estão utilizando seus serviços por outro tipo de conveniência? Esses questionamentos dão início à mudança da cultura dentro da empresa, um dos segredos do sucesso na digitalização.


Olhe para a jornada de sua empresa e entenda onde realmente é preciso ser relevante, impactante e descobrir as oportunidades de geração de valor para o negócio. Sua empresa está no caminho certo quando o cliente é impactado e sente que ela se preocupa com ele. A transformação é importante e necessária no momento que vivemos. A intensificação é crucial para obter sucesso no processo e para o reconhecimento de que a sua empresa é digital. Intensifique-se!

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