Como o WhatsApp e IA estão moldando uma nova geração de startups brasileiras?
- Marketing Verity
- 1 de ago.
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Atualizado: 5 de ago.
Por Marcelo Oliveira, CSO da Verity

A nova geração de startups brasileiras confirma a tese que defendi no meu artigo da EXAME a relevância no setor financeiro migrou da posse do canal para a presença inteligente no cotidiano das pessoas.
Uma matéria do NeoFeed mostra como fintechs como Jota, Magie e BeConfident nascem com uma lógica clara: WhatsApp-first, IA-made (vale aqui um crédito extra para a BIA do Bradesco que recentemente lançou o PIX por comando de voz). Ou seja, abandonam o modelo de app proprietário e apostam em agentes de IA que conversam, resolvem e acompanham o cliente no próprio WhatsApp.
Refletindo sobre, notei que há uma camada ainda mais profunda nessa transformação: a IA multimodal como vetor de inclusão.
Num país onde 7% da população adulta é analfabeta e mais de 25% têm baixa compreensão de texto, uma IA que entende voz, interpreta imagens e responde com clareza não é apenas conveniente, mas libertadora. Permite que pessoas com baixa escolaridade, deficiência visual ou idosos participem da nova economia digital sem fricção alguma.
Um movimento que conecta conveniência, ubiquidade e inclusão.
Reafirmo minha crença: os vencedores do próximo ciclo não serão os que criam novos canais, mas os que constroem presença inteligente com empatia e contexto.
Leia a matéria completa em: https://neofeed.com.br/startups/como-o-whatsapp-e-a-ia-estao-moldando-uma-nova-geracao-de-startups-brasileiras/
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