top of page
  • Foto do escritorVictor Gonçalves

Verity participa do 1º Hackathon do Instituto PROA

Atualizado: 11 de fev. de 2021





Foi com muito orgulho que a Verity recebeu o convite de, no último dia 22 de agosto, fazer parte do grupo de mentores do 1º Hackathon do Instituto PROA. Nós, que acreditamos que educação é o principal pilar para construir um mundo melhor e mais justo, ficamos honrados em ver de perto a realização de um evento tão importante para o futuro desses jovens com poucas oportunidades atendidos pela organização.

No total, 150 alunos do projeto de ensino de tecnologia do PROA se reuniram em 30 equipes e, durante 12 horas, idealizaram, prototiparam, programaram e apresentaram seus projetos, que deveriam promover soluções tecnológicas para 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:


· Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS número 2);

· Saúde e Bem-Estar (ODS 3);

· Educação de Qualidade (ODS 4).

O que são os ODS’s?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030 da ONU e são metas de ações para pessoas, governos e instituições, assumidas pelos líderes mundiais em 2015, necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.


Além dos 3 ODS’s escolhidos para o Hackathon do PROA, também fazem parte dos objetivos a Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, entre outros.

Os mentores foram os nossos guardiões!

Nossos três Software Developers - Hildeu Neto, Cícero Bento e Lucas Terra - foram os representantes da Verity no evento e atuaram como mentores Back-End dos jovens, além de apadrinharem 3 das 30 equipes participantes.

Para nosso orgulho, o trio também faz parte do “Guardiões da Cultura”, projeto em que os colaboradores têm como desafio, além das suas atividades diárias, pensar e implantar ideias que reforcem a cultura da Verity no dia a dia da equipe e que venham a fazer parte do cotidiano de todos futuramente.


Para todos os participantes do Hackathon foi muito prazeroso perceber que tanto os jovens quanto os mentores estavam vivendo intensamente a maratona. Era possível perceber a emoção de todos os envolvidos e ver como eventos como esse são importantes. Foi fantástico ver os alunos investigando problemas, propondo modelos de negócios...coisas diferentes à rotina deles.

Conheça o Instituto PROA

Para quem não conhece, o PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que tinham um sonho em comum: ajudar jovens com poucas oportunidades e a se tornarem donos de suas próprias vidas. Por meio de um intenso trabalho comportamental, cultural e técnico, a instituição vem ampliando a perspectiva de jovens em relação à sua realidade e à ideia de futuro e se dedicando à missão de criar oportunidades de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional para jovens de baixa renda.


Contando com parceiros de peso, entre os projetos desenvolvidos estão o PROA 4.0, voltado para a educação profissionalizante em Tecnologia e orientação para a vida profissional para jovens de 18 a 20 anos; o PROACOINS, um game que tem como objetivo propiciar experiências culturais e educacionais; e o DA ESCOLA PARA O TRABALHO, que desenvolve projetos de vida sólidos e garante formação comportamental, cultural, prática e técnica para jovens dentro de suas próprias escolas.

Para nós da Verity é um orgulho ter ajudado esses jovens no 1º Hackathon do Instituto PROA e participar desse aprendizado diferente ao qual eles tiveram acesso, que vai somar ainda mais em sua educação e construção de um futuro melhor. Aprendemos tanto quanto eles com a experiência. Que vejam outras mais!

55 visualizações0 comentário
bottom of page