• Matheus Galindo

Vamos dar uma espiadinha, um Veriter no BBB


No dia 17 de abril de 2022 quem estava assistindo ao BBB, reta final do programa, prova do líder se deparou com os participantes vestidos de carros azuis e em um super merchan da Azul Seguros com ênfase em um novo produto, que estava sendo lançado ali naquele mês chamado Azul por Assinatura, um seguro auto com pagamento mensal pelo cartão de crédito, tal como vários produtos de streamings por assinatura que temos hoje.


Mas por quê estamos falando de uma prova no BBB? Vou contar um pouco do que aconteceu nos meses de preparação para aquele grande dia pelo olhar de uma pessoa de produto, no caso, eu.


Tudo começa com uma grande lição para quem é de produto, o desapego, uma boa analogia para exercitar isso é comparar a evolução de um produto à evolução humana, parece demais né? Mas veja bem, o que é que aconteceu com partes do corpo humano não utilizadas na evolução da nossa espécie - foram desaparecendo, se adequando - isso aconteceu com nossas mãos, com os dentes (aquele ciso que não nos serve mais), com o apêndice e é isso que acontece também com um produto, mas mais rápido, ágil, baseado em dados e fatos, assim vamos adaptando (ou retirando) features e evoluindo o produto.


Agora vamos à nossa linha do tempo, janeiro de 2022 comunicado a Azul Seguros irá alterar sua marca, poucos dias depois descobrimos que vamos lançar a nova marca no BBB em Abril, neste momento o produto que estávamos evoluindo era o Bllu, um seguro digital e por assinatura do grupo Porto Seguro emitido pela Azul Seguros e agora que vocês vão entender o motivo a lição do desapego. O Bllu estava no ar desde de Março de 2021 em um piloto restrito a algumas regiões enquanto era evoluído, mas essa evolução seria interrompida por uma decisão estratégica da companhia, o Bllu agora é Azul por Assinatura e o seu grande momento (lançamento) será na prova do líder de abril no BBB. Pois é pessoal, isso significava que teríamos 4 sprints para transformar o Bllu em Azul por Assinatura enquanto ainda estávamos amadurecendo a nova marca da Azul Seguros, um grande desafio precisava de um grande time.


A história de sucesso vocês já conhecem, quem estava assistindo o BBB no dia sabe como a prova estava maravilhosa o que nos resultou em acessos recordes, se tornando inclusive o maior merchan da história do grupo Porto Seguro em acessos ao site, o que eu posso contar para vocês aqui é como isso se torna real.

Quem olha de fora e não entende o contexto e complexidade que envolve um produto digital, ainda mais um produto digital em um mercado tão tradicional como o de Seguro pode achar que mudar uma marca no front não deve acarretar tantos desafios, mas não é a realidade, o site é só a pontinha aparente de todo contexto do produto, em toda sua jornada, contratação, precificação, atendimento, suporte, pagamento, sinistro, vistoria veicular, réguas de relacionamento, canais com corretores, treinamento, e outra gama de atividades e sistemas envolvidos, todos precisavam estar engajados para que houvesse sucesso.


E neste contexto de relançamento de um novo produto tínhamos o tempero BBB que carregava com ele um tabu -nenhuma empresa nunca estreou no BBB sem cair- e tabus existem para serem quebrados. Iniciamos uma força tarefa de testes e aprimoramento dos nossos ambientes para suportar a quantidade de acessos esperados para o dia da ação de mídia, e eu digo uma coisa a vocês, essa audiência pode surpreender! Oito em cada dez brasileiros deram uma espiadinha no BBB em 2021, é o programa com maior audiência da TV brasileira.


Um final de semana antes, eu estava assistindo a prova do líder, com um merchan de outra marca, quando apareceu o QR code eu acessei e o site já estava fora do ar, deu um frio na barriga. Mas no nosso dia estávamos preparados e passamos ilesos. Foram vários dias que nos reunimos para realizar os testes de capacity, mas ver nossa aplicação rodando sem falhas no dia 17 de abril, foi recompensador.


Mas tá bom, falamos dos desafios, lançamos um produto com nova marca, novo nome, com alta capacidade (números de acessos) e o que mais rolou? Tivemos ainda a implementação de duas novas features antes da campanha, um modal de cadastro para que os clientes pudessem deixar seus dados e entrar em uma das nossas réguas de comunicação e também um voucher de desconto de 50% na primeira mensalidade da assinatura do seguro auto.


Além disso, existem os esforços pós-ação, com muita dedicação em se conectar com os clientes que por algum motivo não fecharam seu seguro após sua cotação, uma operação que requer muita sintonia do time de produto, com o marketing e o comercial.


Muito planejamento e disciplina foram essenciais para que esse projeto se tornasse realidade e esse é o papel de uma pessoa de produto ser ponto focal, orquestrar, delegar e comunicar bem com todos os atores tudo o que está acontecendo em real time.


E tudo que foi construído fica como herança de melhorias realizadas para o produto e para o time fica a incrível experiência de participar de um projeto deste porte, que venham os próximos.


Artigo por: Matheus Galindo, Product Owner na Verity





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