Todo empreendedor deve ter a consciência de que, embora tenha aberto sua empresa sozinho ou com alguns sócios, é impossível traçar o caminho do sucesso sem contar com a colaboração de outras pessoas. Portanto, ser empresário é ser também gestor de pessoas.
E seu papel como gestor de pessoas vai muito além de somente contratar bons profissionais. Para alcançar o máximo de desempenho de sua equipe, o gestor deve criar um ambiente de trabalho positivo e permitir que os colaboradores se desenvolvam e evoluam como pessoas e profissionais.
Mais do que isso, é preciso ter a capacidade de engajar os funcionários em um projeto comum. Não tenha dúvida: o tamanho dos seus resultados será proporcional ao nível de engajamento do seu time. A entrega de um resultado de qualidade depende de um ambiente interpessoal saudável, de pessoas de diferentes setores conversando, trocando ideias, colaborando de forma mútua.
Pensando nisso, tenho um conselho: dê ao seu colaborador liberdade para produzir e cobre resultados, mas de maneira justa. Ou, se você é este colaborador, exija isso de suas lideranças.
Como cobrar resultados?
Mesmo no melhor dos ambientes, cobrar resultados faz parte do dia a dia de qualquer gestor. E é comum que isso venha acompanhado de certa tensão. Não é raro que a cobrança acabe gerando uma situação delicada para ambos os lados. A maioria dos gestores já teve dúvidas de qual seria a forma mais correta (e justa) de cobrar resultados ou dar um feedback sobre um trabalho que vem sendo realizado. Alcançar o equilíbrio neste sentido é sempre uma tarefa complexa.
A resposta para este desafio pode estar na implementação de processos eficazes.
O primeiro passo para colocar isso em prática é comunicar de forma clara que tipos de atividades se espera de cada colaborador, definindo um cronograma possível de ser atendido. Uma dica é dividir os prazos de entrega em diversos steps, de modo que seja possível, caso haja necessidade, direcionar o colaborador também durante o processo, e não somente na entrega final, quando, muitas vezes, os deadlines já estouraram.
Pode ser importante adotar ferramentas de TI e integrá-las ao sistema de gestão para o acompanhamento das ações e geração de métricas automatizadas de produtividade, além de relatórios gerenciais que deem uma noção mais apurada sobre tempo e custo. Lembre-se da máxima: “o que não se mensura, não se gerencia”.
Processos desse tipo tornam a cobrança algo mais natural e fazem com que o colaborador entenda melhor qual seu papel dentro da companhia, além de melhorar a comunicação, o engajamento e a produtividade como um todo.
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