• Alexandro Barsi

Um ambiente positivo influencia nos resultados da empresa



Todo empreendedor deve ter a consciência de que, embora tenha aberto sua empresa sozinho ou com alguns sócios, é impossível traçar o caminho do sucesso sem contar com a colaboração de outras pessoas. Portanto, ser empresário é ser também gestor de pessoas.


E seu papel como gestor de pessoas vai muito além de somente contratar bons profissionais. Para alcançar o máximo de desempenho de sua equipe, o gestor deve criar um ambiente de trabalho positivo e permitir que os colaboradores se desenvolvam e evoluam como pessoas e profissionais.


Mais do que isso, é preciso ter a capacidade de engajar os funcionários em um projeto comum. Não tenha dúvida: o tamanho dos seus resultados será proporcional ao nível de engajamento do seu time. A entrega de um resultado de qualidade depende de um ambiente interpessoal saudável, de pessoas de diferentes setores conversando, trocando ideias, colaborando de forma mútua.


Pensando nisso, tenho um conselho: dê ao seu colaborador liberdade para produzir e cobre resultados, mas de maneira justa. Ou, se você é este colaborador, exija isso de suas lideranças.


Como cobrar resultados?


Mesmo no melhor dos ambientes, cobrar resultados faz parte do dia a dia de qualquer gestor. E é comum que isso venha acompanhado de certa tensão. Não é raro que a cobrança acabe gerando uma situação delicada para ambos os lados. A maioria dos gestores já teve dúvidas de qual seria a forma mais correta (e justa) de cobrar resultados ou dar um feedback sobre um trabalho que vem sendo realizado. Alcançar o equilíbrio neste sentido é sempre uma tarefa complexa.


A resposta para este desafio pode estar na implementação de processos eficazes.

O primeiro passo para colocar isso em prática é comunicar de forma clara que tipos de atividades se espera de cada colaborador, definindo um cronograma possível de ser atendido. Uma dica é dividir os prazos de entrega em diversos steps, de modo que seja possível, caso haja necessidade, direcionar o colaborador também durante o processo, e não somente na entrega final, quando, muitas vezes, os deadlines já estouraram.


Pode ser importante adotar ferramentas de TI e integrá-las ao sistema de gestão para o acompanhamento das ações e geração de métricas automatizadas de produtividade, além de relatórios gerenciais que deem uma noção mais apurada sobre tempo e custo. Lembre-se da máxima: “o que não se mensura, não se gerencia”.


Processos desse tipo tornam a cobrança algo mais natural e fazem com que o colaborador entenda melhor qual seu papel dentro da companhia, além de melhorar a comunicação, o engajamento e a produtividade como um todo.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fundo_novo8_edited.png

contato@verity.com.br

+55 (11) 2888-2360

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
fundo_novo1_edited.jpg

Código de ética | Cookies | Política de Privacidade

© 2010 - 2020 by VERITY DIGITAL

São Paulo, SP

R. Capitão Antônio Rosa, 472 

Jd. Paulistano

Uberlândia, MG

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205

Sala 111 - Morada da Colina