Basta observar: não compramos mais como antes, não nos comunicamos mais como antes e nem trabalhamos mais como antes. A transformação digital teve um impacto profundo na sociedade e esse é um caminho sem volta. No processo, o perfil do consumidor está sempre mudando e muitas empresas que não iniciaram a transformação digital não conseguem se conectar ao “novo cliente”.
Por isso, o tema está na pauta de todos os empresários mundo afora. E uma dúvida recorrente sobre transformação digital é se ela é apenas para empresas de tecnologia ou startups. E a resposta é não! A transformação digital é para todos os tipos de empresa, de todos os tamanhos, de todas as áreas de atuação, de restaurantes a fazendas, da indústria têxtil à automobilística.
Mas a transformação não será igual para todos. Cada empresa tem necessidades e questões distintas para serem trabalhadas para que a mudança seja positiva e não exponencie seus problemas para o mercado. Por isso, é necessário, antes de mais nada, olhar para dentro da companhia e pensar “por onde começar?”. Aqui estão cinco pontos que merecem a atenção de quem está iniciando seu caminho na transformação digital:
1. Identifique a sua “dor”
Esse é o primeiro passo na transformação digital: para saber por onde começar a trabalhar é necessário identificar o ponto que precisa de melhoria. Essa “dor” pode ser da empresa ou do cliente: pode ser a falta de comunicação entre empresa e cliente, a digitalização de um processo burocrático ou a necessidade de tecnologias disruptivas para trazer benefícios nas tomadas de decisão. A transformação digital é para todos, mas ela começa com um olhar interno.
2. Cultura da empresa
Esse é um dos pontos mais importantes da transformação digital. Sem ele, dificilmente as coisas andarão da maneira correta e a transformação ocorrerá. O que queremos dizer é que o digital tem que estar, antes de tudo, inserido na cultura da empresa. Ele pautará o novo mindset de seus líderes e colaboradores, caracterizado por um estado de aprendizado constante e na percepção de que, agora, o cliente está no centro de tudo – e não mais seu produto ou serviço.
A liderança da empresa tem que estar capacitada para esse novo mindset. Muitos jovens chegam às empresas já com a cabeça diferente e conscientes das facilidades da tecnologia. E as empresas precisam se adaptar a esse novo colaborador, reciclar os profissionais que já estão ali e treiná-los para essa nova maneira de fazer e pensar.
O engajamento dos colaboradores é o segredo do sucesso da transformação digital. Esse trabalho de mudar a cultura deve ser feito logo no início. É preciso mostrar para todos como o processo de digitalização poderá facilitar o dia a dia corporativo. Depois desse passo - que não é simples -, a tecnologia passa a ser a grande aliada da empresa.
3. Gestão interna
Com uma nova cultura, não é possível manter o modelo antigo de gestão de pessoas: ela exige repensar práticas, cargos e funções de sua equipe. E uma nova gestão, mais antenada às mudanças da sociedade, passa pela horizontalização. Uma empresa não tem sucesso no individual, e sim no coletivo.
No passado, trabalhávamos com o formato de cada um fazendo sua parte. E, se algo desse errado, estava relacionado a outro colaborador, e não a mim. Isso não existe mais! As áreas devem estar conectadas e o trabalho deve ser conjunto. A nova regra é: “se um ganha, todos ganham. Se um perde, todos perdem”.
4. Modelo de negócios
A sociedade está mergulhada na tecnologia e suas demandas alteram a maneira de fazer negócios nas empresas. Não é possível seguir com velhos formatos: mudar para atender às novas necessidades do seu cliente é essencial para sobreviver no mercado.
A evolução da tecnologia amplia as possibilidades de negócios das empresas: com ela é possível alcançar novos públicos, ampliar seus produtos e serviços e até mesmo modificar sua presença de física para digital – otimizando esforços e recursos. Porém, para alcançar êxito nessas novas áreas, é necessário ter claro como e o quê modificar em seu negócio. Mais uma vez, é preciso olhar para dentro e identificar o que deve mudar e onde a tecnologia pode ser aplicada para ter sucesso.
5. Operação
A tecnologia pode melhorar a entrega e experiência para seu cliente, mas ela também terá impacto na operação da empresa. É por meio dela que processos obsoletos e demorados serão otimizados, melhorando a produtividade e até o relacionamento entre os colaboradores.
Essa mudança deve incluir uma melhora na comunicação interna da empresa, a integração de setores e automação de atividades. Para isso, é mandatório identificar os pontos fracos nos processos e buscar soluções que gerem eficiência e benefícios para a empresa.
E o custo?
Depois de tudo você pode ter a sensação de que o processo de transformar sua empresa digitalmente é caríssimo. Mas não é assim: o custo vai variar dependendo da utilidade e do grau da tecnologia utilizada. Para pequenos empreendedores, a dica é pensar simples. Hoje você nem precisa desenvolver uma tecnologia do zero e pode comprar soluções prontas que alavanquem seu negócio – e isso não é caro.
Os valores aumentam quando falamos de tecnologias disruptivas como impressoras 3D, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial, entre outras. Elas, sim, encarecem um pouco o custo desse processo. Mas a transformação está para que as empresas se apropriem do mais fácil, do mais simples, daquilo que pode ajudá-las. Um exemplo é que, para muitos processos burocráticos, hoje, existem tecnologias baratas e que geram eficiência e benefícios para a empresa.
Dificuldades técnicas, falta de informação ou simplesmente não saber como fazer são empecilhos que podem desanimar os empresários diante da transformação digital, mas não deve impedi-los. Como dissemos, o mundo mudou e não voltará atrás, e se a sua empresa não acompanhar esses novos tempos, ela estará condenada ao fracasso. Aproveite que você já sabe um pouco mais e se aprofunde no tema: busque empresas especializadas para auxiliar você e seu negócio nessa empreitada. A transformação digital traz um mar de possibilidades, mas é preciso ter claro qual o caminho certo para você e sua empresa. A hora é agora, escolha a forma de nadar e pule na água!
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