top of page
  • Foto do escritorAlexandro Barsi

O caminho para uma “Jornada Ágil de Liderança”

Atualizado: 11 de fev. de 2021

Verity patrocina livro sobre liderança e protagonismo





Como ser um líder adaptado aos novos tempos? Por que a liderança comando-controle está na contramão da inovação e dos resultados sustentáveis? Como desenvolver times protagonistas para respostas inovadoras no mundo digital? Muitas são as questões relacionadas às novas formas de liderar um negócio nos dias de hoje. E um novo livro vem ajudar a encontrar a solução! “Jornada Ágil de Liderança” é uma resposta às necessidades de liderança, de maneira objetiva e pragmática, do mundo organizacional atual.


No total, a obra conta com a contribuição de 86 coautores e curadoria de Antonio Muniz, Carol Vilas Boas, Gean Alex Pereira, Júnior Rodrigues e de Victor Gonçalves, nosso Head de Inovação e Agilidade, que liderou o projeto. O patrocínio da Verity viabilizou a primeira tiragem do livro, um marco importante sobre liderança ágil e jornada ágil de liderança. “O livro aborda, por diversas facetas, a liderança num mundo em plena transformação para uma realidade mais ágil e digital”, afirma Victor.


A obra já está à venda e toda receita gerada será dedicada a instituições de caridade e famílias afetadas pela Covid-19. O livro foi desenvolvido pela Jornada Colaborativa, uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia com o propósito de criar e disseminar conteúdo com palestras que arrecadam fundos para instituições de apoio à comunidade. Além do “Jornada Ágil de Liderança” - maior livro da Jornada em número simultâneo de autores -, a Verity também é uma das patrocinadoras dos Summits Online organizados pela comunidade.



Jornada Ágil de Liderança

Dividido em 6 partes e 66 capítulos, o livro tem prefácio assinado por André Barcaui, professor da FGV e consultor, e Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil. A publicação aprofunda temas importantes para quem deseja ser protagonista no mundo atual e destaca que o trabalhador gera mais valor quando sua motivação está alinhada aos objetivos corporativos.



Entre os temas que os leitores encontrarão nas páginas estão a importância da liderança ágil, Self e People Leadership e estilos de liderança (como o líder facilitador, líder coach, líder polímata, entre outros) – com um capítulo dedicado à liderança feminina. Outro ponto importante do livro são as ferramentas disponíveis para os líderes, como a gestão de tempo, estratégias ágeis e o Modelo de Tuckman de desenvolvimento de equipes. Para concluir a jornada, os autores mostram os pontos de atenção na liderança ágil, como o mindset e as lideranças tóxicas. Tudo o que um executivo precisa saber para liderar de maneira ágil e assertiva as equipes de trabalho do século XXI.


Os leitores também terão acesso a conteúdos exclusivos por meio de QR Codes disponibilizados no livro: são entrevistas com Marina Viana e Cristiano Barbieri, respeitados líderes executivos no Brasil. “Líderes melhores incentivam o potencial das pessoas, que criam organizações melhores e geram oportunidades para o crescimento de todos”, afirma Antonio Muniz, fundador da Jornada Colaborativa e um dos curadores do livro.

Manifesto da Liderança Ágil na Era Digital

Além de um completo material sobre a liderança corporativa moderna, o livro também conta com o Manifesto da Liderança Ágil na Era Digital, cocriado por 32 pessoas, com a proposta de orientar líderes a terem comportamentos e adotarem práticas que são mais compatíveis com o cenário de complexidade que vivemos no mundo organizacional. O manifesto foi outorgado por líderes que inspiram profissionais por onde passam, dentre os quais está Alexandro Barsi, CEO da Verity. O livro possui um link para todos com interesse em ser signatários digitais do manifesto.


“Liderar nunca foi fácil, e hoje, diante das variáveis do mundo VUCA, pós-normal, onde as revoluções digitais escalam sem fronteiras e exigem de nós antifragilidade e plasticidade para lidar com o caos, entendemos que é necessário repensar não apenas a forma de liderar como também por que precisamos liderar” (introdução “Manifesto da Liderança Ágil na Era Digital”).


Adquira já o seu exemplar da "Jornada Ágil de Liderança"!

177 visualizações0 comentário
bottom of page