• Michela Senario

A liderança feminina no mercado tech



Ainda há um longo caminho a percorrer quando falamos de igualdade entre homens e mulheres. Mas é um fato que elas estão, cada vez mais, ocupando espaços de liderança. E esses espaços abrem portas para a entradas de outras mulheres, para o aumento da diversidade e da igualdade de gênero em uma empresa. Um estudo da consultoria Deloitte de 2020 mostrou que companhias com mulheres em posições de liderança têm quase o dobro de profissionais do sexo feminino em assentos de conselhos. Quanto mais oportunidades para as mulheres, mais esses caminhos vão se abrindo para as demais. Temos toda a capacidade, só precisamos das oportunidades.


E tenho muito orgulho em dizer que estou numa empresa que oferece essas oportunidades. Na Verity, as oportunidades são dadas para todos, de maneira igual. Eu, por exemplo, entrei na empresa como Júnior e hoje lidero o Backoffice, uma área importante e estratégica para a empresa. Aqui, me sinto ouvida, respeitada e, acima de tudo, vejo a confiança de todos em meu trabalho.


É em lugares assim que todas as mulheres deveriam trabalhar. E as empresas têm o poder de promover essas mudanças! Elas são a chave para que a igualdade seja colocada em prática. Para isso, é preciso analisar constantemente seu time, dar oportunidade em cargos de liderança para mulheres e usar o recrutamento a seu favor, trazendo mais público feminino. E ouvir, como bem disse minha colega Daniela Santos, HR Leader, neste artigo sobre Diversidade publicado no Estadão.


Aqui também somos maioria nas lideranças: dos 8 líderes da Verity, 5 são mulheres! Além de mim e da Daniela, temos a Gabriela Nascimento - Partner / Líder de Equipe Multidisciplinar, Flaviana Rampini – Agile Coach / Consultora de Inovação e a Vera Tavares – CTO. São líderes que fazem um trabalho espetacular dentro da empresa. A Vera é, inclusive, uma grande inspiração para mim. A forma que ela tem de se conectar com as pessoas e realizar várias coisas ao mesmo tempo é incrível. E é um ótimo exemplo da importância de ter ao seu lado outras mulheres em quem se espelhar: dá ânimo para fazer o mesmo com as demais.


Sabemos que nossa caminhada para a igualdade ainda será longa, e que passa por atrair mais mulheres para carreiras antes vistas como masculinas – e a ciência e a tecnologia são duas delas. Mas o avanço de cada mulher é um passo a mais para todas. Um estudo realizado pela KPMG e a Harvey Nash, em 2020, mostrou que, na América Latina, 16% dos cargos de liderança seniores em tech são ocupados por mulheres. O número é maior que a média mundial de 11% e bem superior ao registrado no Reino Unido, onde só 4% dos times de tecnologia possuem líderes femininas. Estamos no caminho certo. Por isso, venha para o Tech! Não deixe que situações externas tirem seu foco ou te desanimem.


Te esperamos aqui. Eu e mais um monte de ‘nós’.




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo