top of page
  • Foto do escritorMarketing Verity

Verity desenvolve Hackathon para estimular cultura intraempreendedora e criação de soluções

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Profissionais da empresa foram desafiados a transformar uma oportunidade de mercado em um produto digital escalável


A Verity, aceleradora para Transformação Digital, promoveu um Hackathon com o objetivo de estimular a cultura intraempreendedora entre os colaboradores. A proposta do desafio foi encontrar estratégias viáveis para transformar uma oportunidade em um produto digital que permite a gestão de rotinas e gerenciamento de tarefas, para qualquer tipo de negócio ou ambiente. O evento, que contou com a participação de mais de 80 pessoas, ocorreu de forma online e distribuiu premiações às equipes que mais se destacaram.


Foi um momento muito engrandecedor para nossos times, pois eles puderam estar diante de grandes profissionais do mercado, mostrando todo seu potencial e despertando novos talentos. A integração entre eles também foi um destaque e tivemos relatos de pessoas que nunca tinham se falado antes, já que trabalhamos em sistema de home office.


“Foi um momento muito engrandecedor para nossos times, pois eles puderam estar diante de grandes profissionais do mercado, mostrando todo seu potencial e despertando novos talentos. A integração entre eles também foi um destaque e tivemos relatos de pessoas que nunca tinham se falado antes, já que trabalhamos em sistema de home office. O Hackathon proporcionou o nascimento de novas amizades, exploração de novos conhecimentos e habilidades dos nossos mais de 80 Veriters que até agora desconhecíamos. Estou muito satisfeito por tudo que assisti e descobri”, destaca Alexandro Barsi, CEO da Verity.


Victor Gonçalves, diretor digital da Verity, explica que os colaboradores receberam o desafio de se unirem em equipes, para que juntos conseguissem pensar em novas formas de potencializar a solução já concebida e utilizada por clientes da Verity para fazer o gerenciamento de tarefas de rotina dentro das empresas.


Foram formadas nove equipes com profissionais de diversas áreas relacionadas à tecnologia. Os colaboradores apresentaram suas ideias inovadoras em pitches de 5 minutos diante de uma banca julgadora composta por profissionais parceiros da Verity, composta por Edson Akiyama, diretor de ativação de clientes da BASF; Eduardo Miyake, gerente de experiência do cliente da Pfizer Brasil; Daniel Faria, superintendente de TI do Banco Carrefour; Marcio Souto, líder de produtos financeiros do Abastece-Aí; e Rafael Ujimori, líder de produtos da SmartFit.


“Os times não pouparam esforços para cumprirem o desafio da melhor forma, gerando não apenas muitas soluções incríveis, como um aprendizado único para cada um dos envolvidos. Acompanhamos de perto as inúmeras situações de superação vivenciadas pelos times ao longo do caminho e o encerramento foi bastante intenso e gratificante, reforçando nosso foco na cultura de produtos, em um ambiente onde se pratica aquilo

que entregamos aos nossos clientes, que é a inovação”, relata Gonçalves.


Equipe vencedora

A equipe vencedora, batizada de HackaHollics, trouxe sugestões de diversas novas funções ao produtivo. Entre as principais mudanças estão a aplicação de um modelo SaaS, oferecendo pacotes de assinaturas adequados a todos os tipos de clientes; a criação de uma assistente virtual com Inteligência Artificial para apoiar ações e análises de Dados; acesso offline, permitindo a sincronização de planos de ação e checklists mesmo sem acesso à internet; dashboards inteligentes, intuitivos e amplamente customizáveis; e a integração com o ChatGPT para obter Dados e dar sugestões para as rotinas de tarefas dos usuários.


A equipe foi formada pelos colaboradores Felipe Ferreira, analista de sistemas; Álvaro Rodrigues, product owner; Paola Farias, quality assurance; e Alison Paulino, agile master. Todos eles receberão como prêmio um bônus financeiro, além da oportunidade de terem influência na evolução do produto.


Os integrantes da equipe relatam que o maior desafio foi conciliar o tempo de todos, já que atuam com clientes diferentes dentro da Verity. Mas destacam que o espírito de trabalho em conjunto foi o que mais fez a diferença.


“Todos os integrantes do time contribuíram com suas habilidades únicas e isso nos ajudou a enfrentar os desafios de forma cooperativa”, afirma Álvaro. “Cada um ajudava o outro e compartilhavam suas experiências para apresentar um produto com o maior valor agregado”, relata Alison. “Em cada desafio, todos se apoiavam e resolvemos os problemas juntos, como um grupo unido”, complementa Felipe. “Destaco todo o processo de refinar ideias e escolher tecnologias. Eu nunca tinha feito algo de ponta a ponta”, conclui Paola.


Menção Honrosa

Outra equipe que ganhou destaque na maratona foi a Mulheres Unidas, recebendo uma Menção Honrosa – um reconhecimento feito pelos mentores, para o time que teve, apesar de situações complexas, uma participação notável. As profissionais Fernanda Costa (agile master), Francielle Rocha (agile master) e Camila Guimarães (product owner) ressaltam a importância da união da equipe durante o desafio, que ajudou a superar dificuldades técnicas durante o Hackathon.


“Nosso grupo teve muita troca e seguimos com muita parceria até o final mesmo tendo algumas dificuldades”, afirma Fernanda. “Pude perceber que não existem limites para a criatividade”, reforça Camila. “Tivemos muita empatia e colaboração no processo”, completa Francielle.


“Estamos sempre buscando formas de conectar ainda mais nossas equipes, para que eles consigam se desenvolver como pessoas e como profissionais. Essa é uma missão da Verity refletida em nossa nota no Glassdoor, que é de 4.9, algo muito satisfatório para nós”, conclui Barsi.


Matéria publicada por Infor Channel


87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page