top of page
  • ellenpretel

Por que devemos te contratar? Isto é o que você deve responder

Uma entrevista de emprego é o momento ideal para que o recrutador e o candidato se conheçam e alinhem objetivos e expectativas em relação a vaga. Mais do que apresentar habilidades técnicas necessárias para a vaga, para se destacar, o profissional precisa demonstrar competências comportamentais alinhadas à cultura e aos valores da empresa, além de estar preparado para perguntas-chaves como "Por que devemos te contratar?".


Apesar de soar intimidadora, nada irá impressionar mais o recrutador que uma resposta honesta e direta para essa pergunta. Este é o momento para que o candidato mostre suas experiências, autoconfiança e habilidades únicas, como capacidade de escuta ativa, curiosidade pela empresa e alta capacidade de propor soluções.

Caroline Marcon, consultora organizacional, especialista em inovação em gestão de RH, explica que a pergunta é feita para avaliar o autoconhecimento do candidato, para saber se há compatibilidade cultural, posicionamento de forma persuasiva e engajamento com a oportunidade.

Para Marcon, vontade de aprender, maturidade emocional, resiliência diante de situações de estresse, habilidade de relacionamentos e autoconfiança são os pontos mais importantes que devem ser evidenciados na resposta. "É importante passar emoção positiva nesta resposta, não somente informações racionais. Mostre vontade de aprender, maturidade emocional, resiliência diante de situações de estresse, habilidade de relacionamentos e autoconfiança. Não responda que precisa muito do emprego, que está infeliz no emprego atual, nada que sugira que você será um 'problema' para a empresa contratante", comenta.

Segundo Daniela Bertoldo, especialista em carreira, liderança e autora do livro "Mulheres que lideram jogam juntas", é essencial que o candidato evite respostas genéricas, que não mostrem suas qualidades únicas, ou como ele pode contribuir especificamente para a empresa.


"É uma oportunidade para demonstrar sua compreensão do papel e como você pode trazer valor adicional à equipe. Evite respostas genéricas e respostas que demonstram falta de pesquisa sobre a empresa ou que focam apenas em benefícios pessoais, sem considerar o valor agregado à organização", indica.

De acordo com a autora, atualmente, os departamentos de recursos humanos buscam candidatos que demonstrem não apenas excelência técnica em suas áreas, mas também habilidades interpessoais, capacidade de adaptação a novos desafios e um forte alinhamento com a cultura empresarial. No fim, a chave está na diversidade de conhecimento, capacidade de inovação e a disposição para aprender continuamente.

"A busca por um equilíbrio entre competência técnica e adaptabilidade cultural tem sido um desafio crescente, especialmente em um mercado de trabalho dinâmico e em constante evolução", diz.

Para Anderson Murilo, especialista em gestão de pessoas e sócio fundador do Hub 5.0 Group, é essencial que durante uma entrevista, o profissional esteja preparado para dar a sua "melhor versão", mostrar resiliência, iniciativa e disposição para entregar resultados.


"Através da resposta do candidato, entendemos a sua maturidade, ambição e real interesse. Quando surgirem perguntas sobre o seu objetivo pense grande e dê uma resposta que cause uma boa impressão. Isso mostra confiança em si mesmo, vontade de crescer e acima de tudo, convicção de que é possível chegar longe", destaca.

Murilo acredita que não exista resposta certa, mas que vale a atenção para que ela não seja desconexa, que não pareça arrogante ou desinteressada. É importante mostrar que o candidato tem:


  • Ambição para crescer na empresa;

  • Resiliência para se adaptar a qualquer situação que possa surgir;

  • Adaptabilidade e resolução de problemas;

  • Proatividade para entrega de resultados;

  • Perfil de liderança para inspirar os demais colaboradores.

O candidato pode, por exemplo falar sobre suas conquistas passadas, sua paixão pelo trabalho, as suas melhores características na rotina do escritório.

"Demonstre suas habilidades de forma clara e concisa, destaque suas experiências relevantes, mostre entusiasmo pela oportunidade. Além disso, seja autêntico, mostre confiança, interesse genuíno e faça perguntas pertinentes durante a entrevista. E o mais importante: pratique suas respostas para perguntas comuns. Uma boa preparação pode fazer toda a diferença durante uma entrevista de emprego", indica Daniela Santos, gerente de Gente e Cultura da Verity. Publicado por Valor Econômico

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page