top of page
  • Foto do escritorVera Tavares

.NET Core X Node.js: qual é melhor?

Atualizado: 9 de fev. de 2021



O trabalho de uma empresa de transformação digital vai muito além de desenvolver soluções. Aqui na Verity fazemos o mapeamento da jornada do cliente, desenvolvemos ferramentas para reduzir processos ou entregar uma experiência melhor ao público-alvo e elaboramos trabalhos específicos de cultura digital. Ajudamos, ainda, nossos parceiros em tarefas aparentemente simples, como a escolha de tecnologias de desenvolvimento que atendam melhor às demandas específicas de cada uma das empresas.


Uma das plataformas disponíveis é o .NET Core. Inicialmente, ele foi focado em aplicações web e Microsserviços de alto desempenho, atuando como back-end em servidores, onde a maioria das aplicações são desenvolvidas atualmente, como containers e embarcados. A tecnologia já sofreu mais de 7 atualizações e é uma das preferidas dos profissionais da área, já que pode ser usada em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux.


Já o Node.js é um ambiente de execução JavaScript server-side e surgiu principalmente para facilitar o desenvolvimento de aplicações real time e de alta escalabilidade. Com Node.js é possível criar aplicações com JavaScript para back-end e front-end.


Por conta da facilidade da sua adoção, arquitetura, flexibilidade, baixo custo e alta escalabilidade, o Node.js é utilizado por grandes empresas como Netflix, Uber, PayPal e LinkedIn.


E qual é melhor: Node.js ou .NET Core? Devido ao modelo assíncrono, as aplicações Node.js têm alto desempenho se comparadas a outras soluções. De acordo com Nodejs.org, 48% das empresas identificaram um aumento no desempenho das aplicações quando mudaram para Node.js, porém outros testes mostram que o .NET Core tem desempenho melhor. É visto que o Node.js lida bem com as tarefas quando nenhuma computação alta é necessária, mas à medida que as tarefas intensificam a CPU, ele perde para o .NET Core.


Ambos os frameworks são de código aberto e têm seus pontos fortes e limitações. Para escolher com mais segurança, é bom saber o tipo de aplicação ou software que deseja desenvolver e é preciso considerar também alguns aspectos, como o objetivo sobre o problema que deseja resolver, as características do seu negócio e o tipo de público que deseja atender, além do conhecimento de seu time TECH.

Para ajudar na decisão, confira algumas vantagens e características das duas tecnologias:


Node.js


● Melhor custo benefício por facilitar a implementação no back-end e front-end.

● Compila o JavaScript diretamente da máquina. Isso torna mais fácil e rápido a implementação.;

● As versões mais recentes seguem o desenvolvimento do V8. Com ele, o código JavaScript é convertido em código byte para uso em VMs.

● O servidor pode lidar com várias solicitações ao mesmo tempo sem mantê-las em espera;

● Pode executar códigos assíncronos em thread única e também pode iniciar várias threads em segundo plano. Isso permite construir aplicações rápidas e leves.

● Sua vantagem está nos processos que exigem menos CPU sendo também útil para operações rápidas e com volume de tráfego. Usá-lo no ambiente oposto basicamente anula a maioria de seus benefícios;

● Permite que cada serviço na aplicação cresça de forma independente, sendo perfeita para aplicações com Microsserviços distribuídos, como o Uber. Você pode implementar aplicações que usam funções separadas como carrinho de compras, lista de itens, pagamento, por exemplo;.


.NET Core

● A principal característica é a alta performance.

● Exige, menos codificação, reduzindo o tempo de implementação;

● Lida com várias threads de uma vez, que distribuídas dentro de um pool, processa cada uma em sequência dentro da sua própria thread. Porém seu número acaba limitado pelos recursos de processamento e memória, o que não permite mais threads além de um certo ponto, podendo se tornar ineficiente.;

● Os processos síncronos são simples e rápidos. Os assíncronos têm vantagem quando seu servidor precisa lidar com várias tarefas de longa execução e mais tráfego;

● Observa-se que o framework .NET funciona até 20% mais rápido na plataforma Windows em relação ao Linux;

● A versão mais recente do .NET core multiplataforma é 15% mais rápida do que a versão anterior e muito mais rápida do que o ASP.NET original baseado em Windows. Além disso, existem muitas ferramentas para .NET Core para impulsionar o desempenho do aplicativo construído nele.


Lembre-se: cada tecnologia deve ser escolhida de acordo com o projeto. Quer saber qual é a melhor para você? A Verity pode te ajudar!


4.858 visualizações1 comentário
bottom of page