O que é?
Mapa mental ou Mind Map é um diagrama confeccionado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos, com o objetivo de facilitar a compreensão, memorização e a gestão das informações, podendo ser feito a mão ou com ajuda de programas e aplicativos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial, como neurônios no cérebro. São usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável, ele nos dá a liberdade de ir aonde quer que nossa mente nos leve.
Hoje, esse modelo é muito utilizado pelos indianos e pode ser aplicado em qualquer tipo de atividade que irá ser realizada.
Tony Buzan, autor do livro Mapas Mentais, psicólogo inglês conhecido como o responsável pela sistematização do método, afirma: “Um mapa mental utiliza todas as habilidades do cérebro para interpretar palavras, imagens, números, conceitos lógicos, ritmos, cores e percepção espacial com uma técnica simples e eficiente”.
Resumindo, o mapa mental consegue sintetizar um conhecimento de forma clara e objetiva, com poucos elementos, formando um painel visual.
Benefícios
Os benefícios de utilizar o mapa mental são diversos:
Ajuda na fixação, memorização e aprendizado de conteúdos;
Auxilia na compreensão e solução de problemas;
Sistematiza os dados e informações, sendo grande aliado da gestão de informações;
Organiza o pensamento;
Colabora para a associação de informações desconexas;
Pode ser usado como ferramenta em sessões de brainstorming.
Onde posso aplicar?
O mapa mental pode ser aplicado em todas as áreas como:
Na escola: em preparação de aulas, leitura, revisão de conteúdo, anotações e apresentações.
No trabalho: na geração de ideias, gerenciamento de tempo, formação de equipes e elaboração de projetos e palestras.
Em casa: com o estabelecimento de prioridades e administração de projetos e atividades cotidianas.
Na vida social: com a lembrança de datas, recordação de nomes de pessoas e de lugares, comunicação e planejamento de atividades de lazer e eventos.
Modelos de mapas mentais
Mapas mentais estratégicos: costumam contar com múltiplos focos ao invés de um foco central e principal. Costumam se basear na lógica de causa e efeito e não no fluxo natural de ideias, são apresentados problemas, mas também possíveis soluções.
Mapas mentais para brainstorm: define um tema principal, coloca no centro do mapa e abre para a contribuição dos demais.
Mapas mentais para gestão de projetos: Se parece um pouco com o mapa mental estratégico, mas, ao contrário, foca em um único objetivo. Normalmente, define-se um problema e desenvolve-se uma série de hipóteses para tentar resolver a questão.
Mapas mentais de bolhas: diagramas de bolhas são na verdade uma forma de representação de ideias por meio de circunferências, como o nome sugere, uma ideia é colocada dentro de um círculo e, a partir dela, são criadas conexões, por meio de setas, a novas bolhas, que vão trazer novas ideias.
Mapas mentais conceituais: Privilegia as palavras, as frases e os conceitos em detrimento das imagens e dos códigos, são esquemas mais rígidos e que possuem, quase sempre, alguma estrutura hierárquica de informação.
Como construir um mapa mental
• Defina, primeiramente, o tema central e use uma imagem para ilustrá-lo e cores;
• Escreva a palavra-chave definida, usando letras minúsculas ou maiúsculas;
• Estas linhas, claro, devem estar conectadas a partir da imagem central, procure afiná-las conforme faz as irradiações. Dessa forma, os traços mais grossos ficam mais próximos do centro e os discretos, por sua vez, mais distantes;
• Faça um mapa bastante colorido. As cores ajudam a estimulação visual, procure usar tons parecidos para as mesmas ideias;
• Certifique-se de que seu mapa mental está claro, baseado em hierarquias e ordens, por exemplo, para agrupar os ramos.
O importante é que o mapa da mente seja simples e faça sentido para você.
Aplicativos mais utilizados
• MindMeister
• Coggle
• Mind Node (Móvel)
• Lucid Chart
• XMind 8
• Bubbl
• miMind (Móvel)
• Mindmap Maker
• SimpleMind
• Canva
Commentaires